Nomeação de 759 policiais penais reforça compromisso com o sistema prisional

O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (1º), a nomeação de 759 policiais penais aprovados no último concurso público da categoria. A medida representa um avanço significativo para o sistema prisional e reforça o compromisso da atual gestão com a valorização dos servidores e o fortalecimento do sistema prisional.
Os nomeados terão até 30 dias para se apresentar e iniciar suas atividades. Eles poderão escolher os locais de atuação com base em uma lista disponibilizada pela Secretaria de Justiça e Reintegração Social, que contempla unidades prisionais em diversas regiões do estado.
Além deste grupo, o governo já confirmou a nomeação de mais 675 policiais penais prevista para o mês de outubro, totalizando mais de 1.434 novos profissionais incorporados ao sistema até o segundo semestre de 2025.
A convocação atende a uma demanda histórica e está alinhada ao planejamento estratégico da administração estadual para garantir a ordem, a disciplina e a segurança nas unidades prisionais. Com a chegada dos novos servidores, será possível ampliar o efetivo, reduzir a sobrecarga de trabalho e promover melhores condições de custódia e ressocialização dos apenados.