SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Parceria entre Sejuri e Teixeira Têxtil fortalece política de reintegração social em Santa Catarina

A parceria entre a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) e a Teixeira Têxtil tem se consolidado como um exemplo de cooperação bem-sucedida entre o poder público e a iniciativa privada na promoção do trabalho prisional em Santa Catarina. A iniciativa reforça a política estadual de reintegração social, ao oferecer oportunidades de capacitação e ocupação produtiva a pessoas privadas de liberdade.

Instalada dentro do Complexo Penitenciário de Tubarão, a unidade da empresa representa mais do que um espaço de produção: é um ambiente de aprendizado, responsabilidade e transformação. A Teixeira Têxtil é a primeira empresa a firmar convênio com a Penitenciária Masculina de Tubarão e hoje oferta vagas de trabalho para cerca de 20% dos presos em regime fechado que cumprem pena na unidade.

Com 346 metros quadrados de área, a unidade terá como principal atividade a produção de Big Bags, utilizados na armazenagem e transporte de produtos. Os detentos poderão atuar em diferentes etapas da produção, como costura de acessórios, colagem, fixação do topo, revisão, amarração, dobra e prensagem. Entre as funções estão: ajudante de produção, costureiro, operador de prensa, operador de máquina e revisor.
Além da ocupação produtiva, está prevista a oferta de 4.800 horas de capacitação profissional para os apenados vinculados ao projeto. Outro impacto positivo será a contribuição financeira ao Estado. A arrecadação prevista com a taxa de 25% destinada ao Fundo Rotativo da Regional Sul (FUNPES) deve alcançar cerca de R$ 75 mil por mês, totalizando mais de R$ 924 mil ao ano.

Para a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, o trabalho prisional é um dos pilares da reintegração social.

“Estamos criando oportunidades reais de transformação. O trabalho prisional é uma ferramenta essencial para garantir dignidade e preparar os internos para a vida em liberdade”, destacou.

A cooperação entre a Sejuri e a Teixeira Têxtil demonstra que o investimento em reintegração social gera resultados que vão além dos muros das unidades prisionais — contribuindo para o desenvolvimento humano, econômico e social de todo o Estado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support