GTI reforça ações e segurança no sistema prisional neste período de final de ano
Com a aproximação do fim do ano, momento em que há maior movimentação nas unidades prisionais e em seu entorno, o Grupo Tático de Intervenção (GTI) reforçou sua atuação para garantir a ordem e a segurança em todo o sistema prisional catarinense. Desde o início de dezembro, o GTI está realizando uma série de operações estratégicas em todas as regionais do estado.
Nesta semana, as equipes concentram esforços na Regional Oeste, após já terem passado pelas regionais Sul e Norte. Uma série de operações estão sendo realizadas pelas unidades do estado, envolvendo diferentes forças de segurança da Secretaria de Justiça e Reintegração Social.
As operações contam com a participação integrada do Grupo Tático de Intervenção (GTI), Núcleo de Operações Táticas (NOT), Divisão de Operação com Cães (DOC) e policiais penais das unidades, reunindo em média 40 profissionais por ação. As equipes realizam varreduras, revistas estruturadas, verificações de rotina, levantamento de informações e outras ações táticas fundamentais para prevenir incidentes, coibir irregularidades e reforçar a disciplina dentro das unidades.
O GTI também permanecerá em prontidão durante todo o fim de ano e início de 2026, garantindo resposta imediata a qualquer ocorrência e contribuindo para a tranquilidade da população catarinense no período de festas.
A ação contínua reforça o compromisso do Estado com a segurança, a estabilidade e o bom funcionamento do sistema prisional, mesmo em um período em que a atenção precisa ser redobrada.
